Conheça as novas possibilidades de pagamento do IPTU 2023
Por Fernanda Borges | 13/04/2023
No início do mês de abril, os contribuintes goianienses começaram a receber a carta com o boleto para pagamento da cota única com 10% de desconto, ou da primeira parcela. Para o ano de 2023, o contribuinte passa a contar com avanços no atendimento, que poderá ter feito via WhatsApp, presencial, no hall de convivência do Paço Municipal, ou na Central do IPTU. Outra novidade são as formas de pagamento: além do pagamento via boleto, à vista ou dividido em nove vezes, o cidadão pode quitar o valor via cartão de débito, PIX e cartões de crédito, com a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.
Até o ano de 2025, o IPTU não sofrerá reajuste do imposto, que terá apenas a correção inflacionária do período. Neste ano, o índice inflacionário é de 5,9%. São exceções à correção por inflação aqueles que tiveram acréscimo de área de terreno, edificação na área, alteração de residencial para não residencial, remanejamentos, remembramentos e desmembramentos.
Inovação
Por meio da Sefin, a Prefeitura de Goiânia investiu na modernização da cobrança do IPTU e no atendimento à população. Já está disponível no site da Prefeitura (hiperlink https://www.goiania.go.gov.br/sefin/iptu/) a explicação do cálculo, bem como os valores individualizados dos imóveis.
Se o contribuinte tiver dúvidas ou dificuldades em relação ao pagamento, ele pode entrar em contato pelo Central do IPTU. O atendimento pode ser feito por WhatsApp, pelos números (62) 3524-3352, (62) 3524-3383 ou (62) 3524-3377, ou presencialmente, a partir do dia 10 de abril, na estrutura montada no Paço Municipal. A Central do IPTU fica disponível para o contribuinte até o dia 3 de maio.
Confira calendário de pagamento:
1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de abril
2ª parcela: vencimento em 22 de maio
3ª parcela: vencimento em 20 de junho
4ª parcela: vencimento em 20 de julho
5ª parcela: vencimento em 21 de agosto
6ª parcela: vencimento em 20 de setembro
7ª parcela: vencimento em 20 de outubro
8ª parcela: vencimento em 20 de novembro
9ª parcela: vencimento em 20 de dezembro
OBSERVAÇÃO
Os contribuintes que optarem pelo pagamento por cartões de débito, crédito ou PIX, podem acessar o site da Prefeitura. O cidadão que optar pelo pagamento parcelado por boleto bancário deve ficar atento porque somente a primeira parcela será enviada via correios, as demais parcelas também devem ser retiradas pelo site. A cota única e primeira parcela vencem no dia 20 de abril.