Sabia que 42% dos contratos de financiamento bancário são abusivos?

Por Fernanda Borges | 05/05/2023

Sabia que 42% dos contratos de financiamento bancário são abusivos?

Nos últimos anos, o financiamento bancário tem sido uma das melhores opções para que os brasileiros possam obter um bem, sem se preocupar "em tese" com maiores riscos econômicos. Entretanto, além da falta de conhecimento que a maioria das pessoas têm em relação à educação financeira, na qual, muitas vezes, não está preparada para firmar um compromisso como este, ela encontra no contrato, cláusulas abusivas que acabam levando ao endividamento. 


De acordo com o relatório da Jusfy, de 2022, afirma que 42% dos contratos de financiamento bancário consultados por advogados na plataforma foram considerados abusivos.


No geral, foram 191.360 cálculos realizados e de cálculos revisionais, 77.083 e abusivos, 32.374. A ação revisional visa reduzir a prestação de um financiamento para o consumidor, por meio do combate à cobrança de juros abusivos ou ao anatocismo por parte das financeiras e bancos. 


O financiamento bancário, nada mais é do que a antecipação de crédito, firmada por um contrato entre quem precisa do dinheiro e uma instituição financeira capaz de fornecê-lo. Esta modalidade é utilizada para fins específicos, como: compra de imóvel, veículo e/ou financiamento estudantil. 


Você tem dúvidas sobre contrato de financiamento bancário? Procure um advogado de sua confiança para esclarecer suas dúvidas.


Compartilhe esta postagem

Entre em contato para agendar seu atendimento ou

Saiba mais sobre as soluções jurídicas que o escritório Paula e Andrade Advogados pode oferecer a você e/ou sua empresa.